top of page

SOBRE O ARTISTA


Rafael Naufel é artista multimídia e artesão e já expôs trabalhos em espaços culturais de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, como a Galeria Ponto Azul e a Casa da Cultura. É graduado em Produção Audiovisual (Cinema e Televisão) pela Unitri - Centro Universitário do Triângulo e, atualmente produz obras em seu ateliê e por meio de convites - como é o caso da obra "Seu Terroir".

A Escultura do  Monumento ao Queijeiro, de 3 metros exposta na entrada da cidade de São Roque de Minas retrata o produtor do queijo Canastra.

Quem olha as imagens abaixo pode se perguntar quais os materiais utilizados pelo artista multimídia Rafael Naufel em sua mais recente obra, a escultura intitulada "Seu Terroir". Seriam linhas? Fios? Aço? Na verdade, o ferro de ara-mes e vergalhões de construção, além de pinceladas de tinta automotiva, foram usados na produção da obra que possui três metros de altura e que, a partir de agora, acolhe as pessoas que chegam à cidade de São Roque de Minas, na Serra da Canastra, a cerca de 300 quilômetros de Belo Horizonte.

Outro material usado é a paixão. A do artista, em transformar arames em arte representando uma comunidade, e a do produtor rural retratado na obra.  Isso porque a paixão é um sentimento que vem, literalmente, do interior.  

Na escultura, o homem "tem um coração e, dentro dele, há um homenzinho fazendo o queijo Canastra, mostrando que esse produto começa a ser feito den-tro do coração do produtor rural", explica o artista. 
A obra também representa a hospitalidade do povo mineiro, já que o produtor criado por Naufel oferece, em suas mãos, o típico queijo Canastra para todos que entram na cidade.


O título "Seu Terroir" faz referência à palavra francesa que significa a região delimitada pela associação das ca-racterísticas do lugar - geografia, natureza, clima, flora bacteriana, umidade etc - e que resulta em um produto bem específico do local. É o terroir, ou seja, o conjunto das bactérias do ar, do capim que a vaca come, da água, que faz com que o queijo produzido em São Roque de Minas seja único. "O queijo feito da mesma maneira em outro lugar não é igual ao queijo Canastra", comenta.

Lisonjeado em receber o convite para desenvolver a obra, Naufel transformou o galpão de uma fazenda produtora de queijo Canastra em seu ateliê.  
O resultado foi uma homenagem àqueles que fabricam algo de identidade tão genuinamente mineira.  
"Me sinto colaborando para a história do Estado em que eu fui criado", finaliza compartilhando o seu sentimento:
 "É muita felicidade, muita honra, para mim".

© pfocal 2016

bottom of page